domingo, 27 de julho de 2014

TORRE DE PISA

Famosa por abrigar monumentos que celebram a engenhosidade e a beleza de sua arquitetura, a Itália, ironicamente, tem entre seus maiores monumentos a famosa e inclinada Torre de Pisa. Construída entre os anos de 1173 e 1370 e contando com 55 metros de altura, essa obra tinha como função original abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. No entanto, a percepção de que seus primeiros andares ficaram tortos acabou estabelecendo uma fama que passa longe da função litúrgica do monumento.

Os especialistas em geografia e geologia dizem que a deformidade de Pisa aconteceu em virtude da baixa compactação do solo em que a obra foi realizada. Com isso, a instabilidade do solo acabou deixando-a torta. Assim que o erro foi descoberto, ainda na construção dos três primeiros andares, os construtores tentaram endireitar a coluna com a construção de andares mais amplos do lado mais baixo. Ao final de tudo, a solução proposta só fez com que a inclinação ficasse ainda pior.

Superada essa fase, poderosas brocas foram usadas para retirar várias toneladas de terra da parte mais alta da base. A extração de toda essa terra criou um grande espaço vazio na região oposta da inclinação. Na medida em que os cabos foram soltos e os pesos retirados, o próprio peso da Torre de Pisa realizou uma reacomodação que diminuiu o aspecto inclinado em meio grau. Desde o final de 2001, as visitas foram novamente liberadas para aqueles que sonham adentrar essa maravilha arquitetônica do Velho Mundo.



fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/torre-pisa.htm

TORRE EFFEL

Para que fosse atingida a altura recorde de 312 metros e 27 centimetros, foi calculado inclusive o tamanho da bandeira francesa, hasteada no topo da Torre Eiffel. Com a colocação de antena de comunicação ficou com a altura 324 metros.
A Exposição Universal de 1889 foi marcada para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa e  tudo tinha que ser extraordinário para marcar tal fato com pompa representar a capacidade da engenharia francesa na época.

Projetada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand, além do arquiteto Stephen Sauvestre, e foi batizado com o nome de Gustave Eiffel, o chefe da ‘Compagnie des Etablissements Eiffel’ – a incorporadora responsável, escritório também responsável anteriormente pela estrutura interna de sustentação dada Estatua da Liberdade, doada pela França a Nova York. Depois que a localização e o projeto foram aprovados, um contrato foi assinado em janeiro de 1897 e a construção da torre começou semanas depois.




Ela foi construída em 1889, em Paris, como parte das comemorações do centenário da Revolução Francesa. Durante os preparativos para os festejos, o governo francês decidiu construir um monumento para marcar a data. Promoveu-se, então, um concurso para escolher o melhor projeto. Após analisar mais de 100 propostas, o comitê responsável optou pela idéia de uma torre, apresentada pelo renomado engenheiro francês Gustave Eiffel. Ele já havia trabalhado em inovadores projetos arquitetônicos, como a construção da estrutura da Estátua da Liberdade, em Nova York. A ousadia da torre de Eiffel, desenhada para ter 300 metros de altura, gerou na época muitas discussões e desconfianças. Questionava-se não só sua utilidade, como também o resultado estético da gigantesca estrutura metálica. Quando ela começou a ser construída, um grupo de renomados escritores da época, como Guy de Maupassant e Alexandre Dumas Junior, publicou no jornal Le Temps um "Protesto Contra a Torre do Senhor Eiffel".
O manifesto começava da seguinte maneira: "Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes das belezas de Paris - que até então estavam intactas - protestamos com toda nossa força e toda nossa indignação, em nome do subestimado bom gosto dos franceses, em nome da arte francesa e da história sob ameaça, contra a construção, no coração de nossa capital, dessa inútil e monstruosa Torre Eiffel..." Mas as críticas acabaram assim que o monumento ficou pronto, pois ele conquistou de imediato a população parisiense. Em 1964 a Torre Eiffel entrou para a lista de monumentos históricos de Paris e hoje é considerada uma obra-prima da engenharia civil e do design arquitetônico. Ela recebe a cada ano mais de 6 milhões de turistas que, a 274 metros do solo, têm uma incrível vista. Num dia claro, com a ajuda de um binóculo, o raio de visão alcança aproximadamente 60 quilômetros.

fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-construida-a-torre-eiffel
http://www.horademudar.com.br/?page_id=27

sábado, 5 de julho de 2014

Ronco

Sabe aquele sonzinho que sai de algumas pessoas enquanto dormem, explicarei porque esse acontecimento:

O fenômeno é provocado pela vibração de alguns tecidos por onde o ar passa quando respiramos. O ruído mais freqüente é causado pela passagem do ar na parte mole do palato (céu da boca) e na úvula (campainha), dentro da cavidade bucal. A língua, em alguns casos, também vibra, acentuando o barulho. O fenômeno pode ser disparado por uma série de fatores, como aumento das amígdalas ou da adenóide (tecido no interior do nariz), desvio do septo nasal ou no caso da ingestão de álcool ou tranqüilizantes, que provocam aumento na flacidez dos tecidos. Essa última é uma questão-chave, porque, quando dormimos, os tecidos entram em relaxamento e ficam mais flácidos - por isso, só roncamos durante o sono. "O ronco, por si só, não representa um problema, mas pode ser perigoso quando associado à apnéia, que consiste em paradas momentâneas da respiração durante o sono", explica o otorrinolaringologista Gilberto Formigoni, da Universidade de São Paulo (USP).


Como paro?


1. Durma de lado. Você tem mais chances de roncar se estiver deitado de barriga para cima;
2. Emagreça. O excesso de peso, especialmente ao redor do pescoço, faz pressão sobre as vias aéreas, fazendo-as ceder parcialmente;
3. Evite bebidas alcoólicas
e tranqüilizantes. Álcool e sedativo podem deprimir seu sistema nervoso
central e relaxar os músculos de sua garganta e maxilar, aumentando as
chances de ronco. Essas substâncias também são conhecidas por
contribuírem para a apnéia do sono que está associada à doença cardiovascular;
4. Trate suas alergias.
As alergias respiratórias crônicas podem provocar o ronco forçando as
pessoas a respirarem pela boca enquanto estão dormindo. Tomar um
descongestionante ou um anti-histamínico antes de deitar pode ajudar.
Se seu nariz estiver congestionado, experimente usar soluções salinas
ou um umidificador para evitar o ronco;
5.
Compre um protetor bucal. Seu médico ou dentista pode prescrever um
protetor anti-ronco que mantém seus dentes juntos e evita que os
músculos do maxilar inferior fiquem flácidos;
6. Pare de fumar. O tabagismo lesa o sistema respiratório;
7. Mantenha horários regulares. Tenha uma boa noite de sono. Deite-se e levante-se diariamente no mesmo horário;
8. Procure um médico se estiver grávida
e roncar. As mulheres grávidas, às vezes, começam a roncar. O ronco
pode roubar oxigênio do feto; por isso, as gestantes que roncam devem
procurar auxílio médico;
9. Eleve a cabeça.
Dormir com a cabeça elevada pode diminuir a pressão sobre as vias
aéreas, facilitando a respiração e reduzindo o ronco. Levante a
cabeceira da cama colocando tijolos sob seus pés ou mantenha a cabeça
erguida com travesseiros.

Fonte:
http://saude.hsw.uol.com.br/como-parar-de-roncar.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-roncamos