quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fenix

Conta a lenda que a Fênix era uma ave que tinha inúmeras qualidades, cuja a narrativa delas variava dependendo do local. Mesmo assim eram maravilhosas; as cores fortes e quentes das  penas, lágrimas milagrosas que podiam curar feridas, força descomunal capaz de levantar grandes quantidades de peso e etc, etc,... Mas a característica que mais atraia as pessoas era o poder de renascer das cinzas, cuja a combustão do corpo era provocada pela própria Fênix, depois de um longo período de vida. E assim, ressurge uma nova mesma ave, com suas maravilhas, seus superlativos, mas nada mudou, continua sendo a mesma Fênix, com a característica sedutora da eternidade.
Ainda bem que é uma lenda, melhor são as aves reais, assim como os outros seres vivos, são sim mortais, porém ao longo do tempo novas gerações vão se sucedendo, sofrem pequenas modificações, se transformam, enfim, evoluem.

Fênix é um pássaro lendário da mitologia grega, que morria, mas depois de algum tempo renascia das próprias cinzas. O pássaro fênix, antes de morrer, entrava em combustão, para depois renascer.
A fênix possuia uma grande força, capaz de transportar pesadas cargas durante seu voo, chegando ao ponto de carregar até mesmo elefantes. Segundo a mitologia, as lágrimas da fênix possuiam características curativas.
Na Antiguidade, a fênix era um ser venerado por vários povos, como os egípcios, principalmente os habitantes de Heliópolis, onde a fênix era vista como a reencarnação do deus Rá.
A fênix também tem o poder de se transformar em uma ave de fogo muito parecida com uma águia. Pela sua morte diferente, a fênix tornou-se um símbolo de força, da imortalidade e do renascimento. É uma das figuras mais representadas pelas pessoas que fazem tatuagens no corpo.
Acredita-se que a ave mitológica surgiu no Oriente, e depois foi adaptada pelos gregos. Até mesmo a Igreja Católica possuia uma relação com a fênix, os cristãos acreditavam que o pássaro era um dos símbolos da ressurreição de Cristo. Dizia-se na época que as cinzas da fênix eram tão poderosas, que podiam até ressuscitar os mortos.

Origem do Termo Fênix

O nome fênix, na verdade é um equívoco de um historiador grego, que confundiu o nome da palmeira, que se chama phoinix, em grego, como o nome do verdadeiro pássaro.

fonte: http://jornalggn.com.br/blog/alfeu/a-lenda-da-fenix
http://www.significados.com.br/fenix/

Nenhum comentário:

Postar um comentário