Famosa por abrigar monumentos que celebram a engenhosidade e a beleza de sua arquitetura, a Itália, ironicamente, tem entre seus maiores monumentos a famosa e inclinada Torre de Pisa. Construída entre os anos de 1173 e 1370 e contando com 55 metros de altura, essa obra tinha como função original abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. No entanto, a percepção de que seus primeiros andares ficaram tortos acabou estabelecendo uma fama que passa longe da função litúrgica do monumento.
Os especialistas em geografia e geologia dizem que a deformidade de Pisa aconteceu em virtude da baixa compactação do solo em que a obra foi realizada. Com isso, a instabilidade do solo acabou deixando-a torta. Assim que o erro foi descoberto, ainda na construção dos três primeiros andares, os construtores tentaram endireitar a coluna com a construção de andares mais amplos do lado mais baixo. Ao final de tudo, a solução proposta só fez com que a inclinação ficasse ainda pior.
Superada essa fase, poderosas brocas foram usadas para retirar várias toneladas de terra da parte mais alta da base. A extração de toda essa terra criou um grande espaço vazio na região oposta da inclinação. Na medida em que os cabos foram soltos e os pesos retirados, o próprio peso da Torre de Pisa realizou uma reacomodação que diminuiu o aspecto inclinado em meio grau. Desde o final de 2001, as visitas foram novamente liberadas para aqueles que sonham adentrar essa maravilha arquitetônica do Velho Mundo.
fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/torre-pisa.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário